Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

FOGO CONSOLADOR E FOGO CONSUMIDOR


                                      
Comparando atos 2: 3 Com hebreus 12:29

·        Deus sempre se revelou por meio de fogo, a manifestação divina ligada por meio de fogo, tanto no antigo, como no novo testamento era comum e tem dois sentidos. Tanto para iniciar uma nova era para o povo de Deus. Como para juízo, contra os inimigos do povo de Deus, e do próprio Deus pessoas ímpias, desobedientes e idolatras. Precisamos entender a manifestação do Espírito Santo, como fogo, Consolador, e como fogo Consumidor. Quando foi para abençoar o povo de Deus. E quando foi para trazer juízo contra os inimigos de Deus.

·        Confira neste texto: Moisés exorta o povo a obedecer.

“O dia em que estiveste perante o SENHOR teu Deus em Horebe, quando o SENHOR me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos;
E vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens e escuridão;
Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma.
Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.
Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir.
Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;
Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.

Mas o SENHOR vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais por povo hereditário, como neste dia se vê.
Também o SENHOR se indignou contra mim por causa das vossas palavras, e jurou que eu não passaria o Jordão, e que não entraria na boa terra que o SENHOR teu Deus te dará por herança.
Porque eu nesta terra morrerei, não passarei o Jordão; porém vós o passareis, e possuireis aquela boa terra.
Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu.
Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.
Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do SENHOR teu Deus, para provocá-lo à ira; Dt 4 : 10 a 25”.

·       Fogo é símbolo da Santidade de Deus:

1.     Veja o mistério da palavra de Deus:

1.     Quando o povo de Israel era escravizado no Egito, o Senhor apareceu a Moisés no monte Horebe, numa chama de fogo do meio duma sarça e Moisés olhou e eis que a sarça não se consumia, ardia no fogo, mas o fogo não a consumia.

2.     “Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? Êx. 3:2, 3”.

3.     Na saída do povo de Israel do Egito, o Senhor guiou o povo numa coluna de fogo. Esta coluna de fogo era símbolo da presença de Deus, no meio do seu povo, e também proteção, pois os egípcios os perseguiam.

4.     “O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite. Êx. 13:21, 22”.

5.     Sendo a assim o fogo de Êxodo 3:2 e 13:21,22 esta no mesmo sentido do fogo de Atos 2:3 o fogo do Espírito Santo como Consolador.



6.      “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;  de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.  E apareceram distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. At. 2:1a4”.

7.      Isso fala das diversidades de línguas, o fogo era a garantia de que Deus estava presente no meio de seu povo, visto que para os Judeus, a manifestação divina sempre estava ligada ao fogo. Significando uma nova era para o povo de Deus, no caso, Israel liberto da escravidão do Egito e marchava, para uma terra que manava leite e mel. E a Igreja que liberta da escravidão do mundo e do pecado, que com a presença deste fogo Consolador, marcha para o céu.

8.      O Espírito Santo como (Consolador) assim como esta no original grego (Parakletos) nesta palavra esta os seguintes conceitos, (Convencer, Consolar, Exortar, Aconselhar, Ensinar, Fortalecer, Interceder, Regenerar, e Santificar) e não inclui consumir e nem juízo. É por isso que Moisés olhava, e a sarça não se consumia. A palavra consumir esta no sentido de, (Queimar, Acabar e Exterminar).


·        Veja agora o que a Bíblia diz, de fogo consumidor:                    

2.   O fogo consumidor já se cumpriu varias vezes, e de varias formas, na história do povo de Israel.                                                                                         



·       Moisés e a rebelião de coré:

1.     “Então, disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a realizar todas estas obras, que não procedem de mim mesmo: Se morrerem estes como todos os homens morrem e se forem visitados por qualquer castigo como se dá com todos os homens, então, não sou enviado do SENHOR. Mas, se o SENHOR criar alguma coisa inaudita, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então, conhecerão que estes homens desprezaram o SENHOR. E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu, abriu a sua boca e os tragou com as suas casas, como também todos os homens que pertenciam a Corá e todos os seus bens. Eles e todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao abismo; a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação. Todo o Israel que estava ao redor deles fugiu do seu grito, porque diziam: Não suceda que a terra nos trague a nós também. Procedente do SENHOR saiu fogo e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso. Nm. 16:28 a 35”.                                                                                                               


·       O profeta Elias e os profetas de baal:                                                 

1.    “Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.                                                                        Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.                                                                        O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus! 1°Rs. 18:37, 38, 39”.

·       O profeta Elias e os capitães de cinqüenta:

1.      “Então, lhe enviou o rei um capitão de cinqüenta, com seus cinqüenta soldados, que subiram ao profeta, pois este estava assentado no cimo do monte; disse-lhe o capitão: Homem de Deus, o rei diz: Desce. Elias, porém, respondeu ao capitão de cinqüenta: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. Tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; este lhe falou e disse: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.  Respondeu Elias e disse-lhe: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo de Deus desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. Tornou o rei a enviar terceira vez um capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então, subiu o capitão de cinqüenta. Indo ele, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinqüenta, teus servos; Pois fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida. Então, o Anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. Levantou-se e desceu com ele ao rei. 2Rs. 1: 9 a 15.”

Deus é amor, mas é justiça também:

1.      “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, Mas,  em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.  No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido. At. 5:1 a 10”.

2.      O Espírito Santo Consolador levara sua igreja fiel ao encontro do Senhor Jesus nos ares. 1Ts. 4:17

3.      Enquanto que o mundo enfrentará os juízos de Deus, na grande tribulação, e no fim do mundo. Ap. 6: 12 a 17 e  2Pe. 3: 7 a 12

DEUS SEJA LOUVADO: AMÉM

Por: Almiro de Souza

Um comentário:

  1. Devido problemas que tive com blog, perdi meus acesso e não consegui mais postar e responder aos comentários, devido a isso estou transferindo os estudos deste para outro domínio, onde estarei postando novos. AGRADEÇO A TODOS O CARINHO E ESPERO VER TODOS VOCÊS LÁ.

    link do novo blog:

    http://estudobiblicoalmirosouza.blogspot.com/

    ResponderExcluir