O CALENDÁRIO HEBRAICO
Quando o povo de Israel eram
escravos no Egito, eles não tinham a sua própria pátria nem seu próprio
calendário, que só foi estabelecido, com a saída do povo do Egito, o primeiro
dia do mês e o primeiro mês do ano para a nação de Israel.
“Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito: Este
mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. Êx. 12:1,
2”.
O primeiro mês do ano para a
nação de Israel é chamado na Bíblia de (Abibe) que significa (espiga) era o
tempo que os cereais, estavam ainda na espiga. Foi o mês do Êxodo (saída) do
povo de Israel do Egito.
“Guardarás a Festa dos Pães Asmos; sete dias comerás
pães asmos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele
saíste do Egito; ninguém apareça de mãos vazias perante mim. Êx. 23:15”.
Começava uma nova era para a
nação de Israel, escravos no Egito por 430 anos. E foi neste mês que o povo de
Israel celebrou a primeira páscoa.
“ Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito: Este
mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. Falai a toda a
congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um
cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Mas, se
a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais
próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por
aí calculareis quantos bastem para o cordeiro. O cordeiro será sem defeito,
macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis
até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de
Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas
as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; naquela noite,
comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Não
comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a
cabeça, as pernas e a fressura. Nada deixareis dele até pela manhã; o que,
porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis. Desta maneira o comereis: lombos
cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa
do SENHOR. Êx.12: 1a11”.
Disse Deus: haja luz; e houve
luz. Esta luz que foi criado por Deus para o primeiro dia, não se trata da luz
do sol, que só foi criado no quarto dia, mas de uma fonte de luz fixa fora da
terra. É em referência a esta fonte de luz que a terra ao girar passava por um
ciclo de dia e noite. Tudo indica que depois do quarto dia, esta fonte de luz
foi substituída pelo sol e pela lua. Quando Deus criou a luz, as trevas já
existiam por isso a noite vem antes do dia.
“A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas
sobre a face do abismo. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e
manhã, o primeiro dia. Gn.1:2, 5”.
Os dias da semana eram sete dias
normais, contados do primeiro ao sétimo.
“ E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E
foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gn. 1:5”.
“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que
fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. Gn. 2:2”.
Veja que a expressão 40 dias e
40 noites, mesmo com o passar dos anos é a mesma (com Noé, com Moises e com
Jesus).
“E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta
noites. Gn. 7:12”.
“E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao
monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites. Êx. 24:18”.
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois
teve fome; Mt. 4: 2”.
No nosso calendário
(gregoriano) o método de contar as horas do dia, é assim:
Exemplo: às 24 horas do dia
começa as 00h00min e termina às 23h59min, ou seja, na metade da noite, ou meia
noite.
No calendário
judaico (lunar) o método de contar as horas do dia, é assim:
Exemplo: às 24 horas do dia começava de uma
tarde a outra tarde, ou seja, do por do sol, ao por do sol.
Assim faziam os hebreus do
antigo testamento, os judeus do novo testamento e os que guardam o dia do
sábado em nosso país, tanto judeus como alguns religiosos guardam o sabbath das
18h00min horas da sexta feira, as 18h00min horas do sábado. Porque era assim o
sábbath de descanso dos hebreus, de uma tarde a outra tarde como mandava a lei.
“Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas
almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso
sábado. Lv. 23:32”.
As horas da noite eram divididas
em três vigílias de 04 horas cada no antigo testamento. E 04 vigílias de 03
horas cada no novo testamento. No nosso
horário, o por do sol ou crepúsculo da tarde nos dias normais é às 18h00min
horas, e seriam dividas assim, 1º vigília das 18h00min as 21h00min, a 2º
vigília das 21h00min as 24h00min a meia noite, a 3º vigília das 24h00min as
03h00min da manhã e a 4º vigília das 03h00min as 06h00min da manhã.
Ora, havia naquela
mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias
da noite, o seu rebanho. Lc. 2:8
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira
vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Lc.12:38
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para
eles, andando por cima do mar.Mt. 14:25
O dia em Israel tinha 12 horas
normais, sendo a primeira hora, com o nascer do sol, e a ultima com o por do
sol.
Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E
disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Jo. 4: 52
Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém
andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de
noite, tropeça, porque nele não há luz. Jo. 11:9, 10
A PÁSCOA DO SENHOR
O cordeiro pascal era morto no
crepúsculo da tarde do dia catorze (14) do primeiro mês Abibe. No crepúsculo da
tarde: entre o por do sol e o anoitecer, quando sol esta próximo do horizonte.
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e
todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Êx.
12:6
A refeição pascal era comida na noite do primeiro dia da
festa dos pães asmos, ou seja, noite do dia quinze, de Abibe.
Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com
pães asmos e ervas amargas a comerão. Êx. 12: 8
No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da
tarde, é a Páscoa do SENHOR.
E aos
quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos do SENHOR; sete dias comereis
pães asmos. Lv. 23:5, 6
·
O
cordeiro era a páscoa:
Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés
e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR. Êx. 12: 11
·
O
cordeiro simbolizava o Senhor Jesus Cristo:
Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova
massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro
pascal, foi imolado.
Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento,
nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e
da verdade. 1Co. 5: 6,7
A páscoa era estatuto perpetuo,
por lei, não poderia ser transferida para outro dia A não ser para algumas
pessoas que estavam imundas, ou viajando, que não poderiam celebrá-la no dia
catorze do primeiro mês (abibe), somente para estas pessoas teriam outra data,
no dia catorze do segundo mês (zive).
Falou o SENHOR a Moisés no deserto do Sinai, no ano segundo
da sua saída da terra do Egito, no mês primeiro, dizendo:
Celebrem os filhos de Israel a Páscoa a seu tempo.
No dia catorze deste mês, ao crepúsculo da tarde, a
seu tempo a celebrareis; segundo todos os seus estatutos e segundo todos os
seus ritos, a celebrareis.
Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que
celebrassem a Páscoa.
Então, celebraram a Páscoa no dia catorze do mês
primeiro, ao crepúsculo da tarde, no deserto do Sinai; segundo tudo o que o
SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.
Houve alguns que se acharam imundos por terem tocado o
cadáver de um homem, de maneira que não puderam celebrar a Páscoa naquele dia;
por isso, chegando-se perante Moisés e Arão,
disseram-lhes: Estamos imundos por termos tocado o
cadáver de um homem; por que havemos de ser privados de apresentar a oferta do
SENHOR, a seu tempo, no meio dos filhos de Israel?
Respondeu-lhes Moisés: Esperai, e ouvirei o que o
SENHOR vos ordenará.
Então, disse o SENHOR a Moisés:
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém
entre vós ou entre as vossas gerações achar-se imundo por causa de um morto ou
se achar em jornada longe de vós, contudo, ainda celebrará a Páscoa ao SENHOR.
No mês segundo, no dia catorze, no crepúsculo da
tarde, a celebrarão; com pães asmos e ervas amarga a comerão. Nu. 9:1a11
Foi isto que aconteceu no
reinado do rei Ezequias.
Depois disto, Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel
e Judá; escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à Casa do
SENHOR, em Jerusalém, para celebrarem a Páscoa ao SENHOR, Deus de Israel.
Porque o rei tivera conselho com os seus príncipes e
com toda a congregação em Jerusalém, para celebrarem a Páscoa no segundo mês
(Porquanto não a puderam celebrar no devido tempo,
porque não se tinham santificado sacerdotes em número suficiente, e o povo não
se ajuntara ainda em Jerusalém.).
Foi isto aprovado pelo rei e toda a congregação;
e resolveram que se fizesse pregão por todo o Israel,
desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a Páscoa ao SENHOR, Deus de
Israel, em Jerusalém; porque não a celebravam já com grande número de
assistentes, como prescrito.2Cr. 30:1a5
A páscoa, a antiga festa
religiosa dos judeus começava no décimo quarto (14) com a morte do cordeiro no
crepúsculo da tarde era seguida imediatamente pela festa dos pães asmos que
durava (7) dias, naquela mesma noite do décimo quinto dia (15), toda
festividade durava (8) dias, do dia (14 a 21 de abibe ou nisã).
No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis
pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.
Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas
casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da
congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Êx.
12:18,19
Se por lei perpetua para os que se
encontravam limpos e aptos para celebrar a páscoa, teria que ser da seguinte
forma.
O cordeiro morto no crepúsculo da tarde
do décimo quarto dia (14) do primeiro mês (Abibe). E a refeição pascal era
comida na noite do décimo quinto dia (15) de (Abibe) quando começava a festa
dos pães asmos, como determinava a lei.
Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com
pães asmos e ervas amargas a comerão. Êx. 12: 8
E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos do
SENHOR; sete dias comereis pães asmos. Lv. 23:5, 6
O DIA EM QUE O SENHOR JESUS
MORREU
O dia em que Cristo morreu
segundo o calendário Judaico e segundo a Bíblia.
Dois dias antes da páscoa, décimo segundo dia
(12) de nisan
Bem sabeis que daqui a dois dias é a
páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. Mt. 26: 2
E dali a dois dias era a páscoa, e a festa dos pães ázimos;
e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com
dolo, e o matariam. Mc. 14:1
Dia de sacrificar a Páscoa
décimo quarto dia (14) de nisan.
Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar
a páscoa.
E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos
a páscoa, para que a comamos.
E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade,
encontrareis um homem, levando um cántaro de água; segui-o até à casa em que
ele entrar.
E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz:
Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí
fazei preparativos.
E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e
prepararam a páscoa.
E, chegada a hora, pós-se à mesa, e com ele os doze
apóstolos.
E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta
páscoa, antes que padeça; Lc. 22:7 a 15
O SENHOR JESUS, foi cumpridor de
toda lei, e sendo cumpridor da lei ele não antecipou o dia de celebrar a
páscoa.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim
ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a
terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja
cumprido. Mt. 5:17,18
Do décimo quarto dia (14) à
tarde, para a noite do décimo quinto dia (15) o sexto dia da semana ou (sexta
feira) dia 15 de nisan.
E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e
prepararam a páscoa.
E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. Mt.
26:19,20
Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.
E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco
esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Lc. 22:14,15
No evangelho de João não tem relato destes acontecimentos, o
apóstolo João só relata os acontecimentos após a ceia.
Tendo Jesus dito
isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um
horto, no qual ele entrou e seus discípulos. Jo. 18:1
·
Dia
dos pães asmos, noite do dia 15 de nisan o sexto dia da semana.
Os acontecimentos daquela noite que antecedia o dia 15 de
(nisan).
Jesus come a última Páscoa judaica, celebra a primeira Ceia
cristã com seus discípulos e lava os seus pés. Mt. 26.17-29; Mc. 14.12-25; Lc.
22.7-20; Jo. 13.1-38;
Jesus ora no Jardim do Getsêmani enquanto aguarda Sua
prisão, logo a seguir. Mt.26.36-46; Mc.14.32-42; Lc. 22.40-46)Jesus é julgado,
e é torturado fisicamente.
Jesus é
levado ao palácio de Caifás.(Mt. 26.57; Jo. 18.24)
·
A
refeição pascal, como ordenava a lei.
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o
ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Êx. 12:6
Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com
pães asmos e ervas amargas a comerão. Êx. 12: 8
Chegada à hora pôs-se Jesus à mesa, e com ele os
apóstolos.
E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa,
antes do meu sofrimento. Lc. 22:14,15
O SENHOR JESUS depois de ter celebrado sua
ultima páscoa com seus discípulos, realizou a primeira ceia.
Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se
cumpra no reino de Deus.
E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse:
Recebei e reparti entre vós;
Pois vos digo que, de agora em diante, não mais
beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes
deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de
mim.Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo:
Este é o cálice da nova aliança no meu
sangue derramado em favor de vós. Lc. 22:16
a 20
·
A saída de Judas
iscariotes, da mesa:
Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão
molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho
de Simão Iscariotes.E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás.
Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa.Nenhum, porém, dos que estavam à mesa percebeu a que
fim lhe dissera isto.Pois, como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram
alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa ou lhe ordenara
que desse alguma coisa aos pobres.Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite. Jo.
13 26 a 30
·
Sua angustia no
Getsêmani:
Então
chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos:
Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu
começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza
até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o
seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice;
todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
E, voltando para os seus discípulos, achou-os
adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
Vigiai
e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto,
mas a carne é fraca.
E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este
cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os
seus olhos estavam pesados.
E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez,
dizendo as mesmas palavras.
Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes:
Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será
entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me
trai. Mt. 26:36 a 46
·
Traição e prisão do
SENHOR:
Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze,
e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais
sacerdotes e dos anciãos do povo.
Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a
quem eu beijar, é esse; prendei-o.
E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve
Mestre! E o beijou.
Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste?
Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam.
E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a
mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a
orelha.
Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois
todos os que lançam mão da espada a espada perecerão.
Acaso, pensa que não posso rogar a meu Pai, e ele me
mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as
quais assim deve suceder?
Naquele momento, disse Jesus às multidões: Saístes com
espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? Todos os dias, no
templo, eu me assentava [convosco] ensinando, e não me prendestes.
Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as
Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.
E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás, o
sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos. Mt. 26: 47 a
57
·
As três negativas de
Pedro:
Antes do cantar do galo, já de
madrugada na terceira vigília da noite, hora em que os galos costumam cantar
pela primeira vez.
Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do
sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.
E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se
assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.
Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do
fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.
Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.
Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos
tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.
E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava,
dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é Galileu.
Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes.
E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro,
e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me
negarás, antes de cantar o galo.
Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente. Lc. 22:54 a 62
·
Ainda naquela mesma
noite, foi levado perante Anás e Caifás o Sumo Sacerdote primeiro e segundo
julgamento:
E os que prenderam a Jesus o conduziram à casa do sumo
sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos. Mt. 26:57
E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se
todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos e os escribas. Mc. 14:53
Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo
sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. Lc 22:54
Então a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus
prenderam a Jesus e o maniataram. E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser
sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano. Jo. 18: 12,13
Ao amanhecer o décimo quinto dia
(15) de nisan, que era o sexto dia da semana, dia da preparação para o sábado,
Jesus estava perante Pilatos para ser julgado.
·
Os
acontecimentos daquele dia 15 de (nisan):
Jesus passa pelo terceiro
julgamento quando decidem pedir ao governo romano para matá-lo
(Mt.27.1;Lc.23.1;Jo.18.28)
Jesus passa pelo quarto julgamento. Pilatos,
afirma não ter encontrado pecado Nele. (MT. 27.11-14;Mc.15.2-5;Lc.
23.1-5;Jo.18.28-37)
Jesus passa pelo quinto
julgamento, perante Herodes Antipas. (Lc. 23.7-11)
Jesus passa pelo sexto e último
julgamento. Pilatos, não vê Nele crime digno de morte. (Mt.27.26;Mc.15.15;Lc.
23.23-24;Jo.19.16)
Jesus comparece ao
Pretório. Soldados de Pilatos se divertem, torturando-O e colocam uma coroa de
espinhos Nele. (Mt. 27.27-31)
Jesus é forçado a carregar Sua própria cruz
para o Calvário, com a ajuda de um judeu chamado, Simão o Cireneu (As duas
peças da cruz pesavam aproximadamente, 80 quilos).
(Mt.27.32-34;Mc.15.21-24;Lc.23.26-31;Jo.19.16-17)
Jesus é pregado na cruz. (Mt.27.35-36;Mc.25.22-24;Lc.23.33)
Jesus clama pelo Pai: “Deus meu, Deus meu por
que me desanparaste?" (Mt.27.46;Mc.15.34;Jo.19.28- Jesus declara tudo
esta consumado. (Jo.19.30ª.Lc.23.46.)
Jesus morre cumprem-se todos os
símbolos dos holocaustos e sacrifícios judaicos. O CORDEIRO É IMOLADO.
(Mt.27.51-52; Mc.15.37) Os soldados não conheciam as profecias,mais não
quebraram as pernas de Jesus, como o fizeram com os outros crucificados.
(Jo.19.31-33)
Jesus é sepultado no túmulo de José de
Arimatéia.- Mt.27.57-60;Mc.15.42-47;Lc.23.50-56; Jo.19.31-42.)
E, chegando à manhã, todos os
príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho
contra Jesus, para o matarem;
E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Póncio
Pilatos. Mt. 27:1, 2
E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os
anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus,
o levaram e entregaram a Pilatos. Mc. 15:1
E logo que foi dia ajuntaram-se os anciãos do povo, e os
principais dos sacerdotes e os escribas, e o conduziram ao seu concílio, e lhe
perguntaram: Lc. 22:66
Depois levaram Jesus da casa de Caifás para a
audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se
contaminarem, mas poderem comer a páscoa. Jo. 18: 28
Comparando com Mt 27:1 Marcos 15:1
e Lucas 22: 66 esta frase de João ( mas poderem comer a páscoa)
provavelmente não esta dizendo do cordeiro pascal, e sim da festa dos pães
asmos que durava sete dias, o cordeiro já havia sido morto no crepúsculo da
tarde do dia 14 e comido naquela noite por Jesus e seus discípulos, e
possivelmente também por muitos judeus,
conforme a lei.
No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da
tarde, é a Páscoa do SENHOR.
E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos
do SENHOR; sete dias comereis pães asmos. Lv. 23:5, 6
Confira também este versículo.
E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse
aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Jo. 19:14
Era o dia da preparação para o
sábado e não para a páscoa, comparando com Marcos e Lucas talvez haja aqui um
erro de cópia, veja a baixo.
Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a
véspera do sábado, Marcos15: 42
Era o dia da
preparação, e começava o sábado. Lc. 23:53,54
Os julgamentos daquele dia
aconteceram tudo muito rápido, pois os Judeus fariseus tinham pressa de que o
SENHOR JESUS, fosse morto ainda naquele dia, por ser o dia da preparação para o
sábado, ou seja, o sexto dia, véspera do sábado
Já ao meio dia, que é a décima segunda hora no nosso horário, era à hora
sexta (em Israel) O SENHOR, já estava crucificado, e às três horas da tarde que
é a décima quinta hora no nosso horário, era à nona hora (em Israel) o SENHOR,
já estava morto.
Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda
a terra.Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli,
lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me
desamparaste?E alguns dos que ali estavam ouvindo isto, diziam: Ele chama por Elias.E, logo, um deles correu a
buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um
caniço, deu-lhe a beber.Os outros, porém,
diziam: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Mt. 27:45 a 50
Foi sepultado ainda na tarde
daquele dia 15 de (nisã) que era o sexto dia da semana. O dia que Jesus morreu
era o dia da preparação para o sábado, que começava com o por do sol do sexto
dia, ou seja, da sexta feira.
E, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de
linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido
sepultado.Era o dia da preparação, e começava o sábado. Lc.
23:53,54
O (shabbat) ou sábado semanal de
descanso era guardado desde o por do sol do sexto dia, ate o por do sol do
sétimo dia semanal.
Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis
a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso
sábado. Lv. 23,32
Mas tudo isto foi para
cumprimento das palavras do SENHOR, que ao terceiro dia, havia de ressuscitar.
Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no
ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites
no coração da terra. Mt. 12: 40
Esta frase três dias e três
noites, não significa três dias de 24 horas, ou 72 horas, mas sim, parte do dia
sexto, (sexta feira) o sábado semanal de descanso e a noite do primeiro dia da
semana, (domingo) o SENHOR JESUS, ressuscitou como ele havia
predito.
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que
convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais
dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. Mt.
16: 21 E
matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito. Mt.
17:23
E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o
açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará. Mt. 20:19
Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do
homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele,
ressuscitará ao terceiro dia. Marcos 9: 31
E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o
matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará. Mc. 10: 34
Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça
muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e
ressuscite ao terceiro dia. Lc. 9: 22
E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que
eu expulso demónios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou
consumado. Lc. 13: 32
E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia
ressuscitará. Lucas 18: 33
Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos
de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.Lucas24:7
E
disse-lhes:Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao
terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, Lc. 24: 46
Após o sepultamento de Cristo,
ainda no dia sexto dia da semana, que era o dia da preparação, naquela mesma
noite começava o (shabbat) sábado semanal de descanso, era o sétimo dia, quando
ninguém poderia fazer obra alguma principalmente comprar ou vender.
E, no fim do sábado, quando já despontava o
primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mt.
27: 1
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e
Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia
da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: Quem
nos removerá a pedra da entrada do túmulo?Mc. 16: 1,2,3
E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. Em algumas traduções a frase é (começava o sábado).
“E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia,
seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.E, voltando
elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o
mandamento. Lc. 23: 54,55,56”.
“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas
ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com
elas. Lc. 24: 1”.
“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro
de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. Jo. 20:1”.
A luz destes versículos fica
claro que não existe, nenhum desacerto e não á nada de estranho, em acreditar
que o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu era o sexto dia da semana,
dia 15 do primeiro mês chamado de (abibe) que no tempo de Jesus, era chamado de
(nisan), era o dia depois do sacrifício do cordeiro pascal que foi morto no
crepúsculo da tarde do dia 14 imediatamente após a morte do cordeiro se
iniciava a noite do dia 15, primeiro dia da festa dos pães asmos, em que se
comeria a carne do cordeiro assada no fogo com pães asmos e ervas amarga, tudo
isto era o desejo do Senhor Jesus, celebrar com seus discípulos, sua ultima
páscoa, antes do seu sofrimento. (conforme Lucas 22:15)
Conclusão
Poderia o Senhor Jesus ter
morrido, no quarto dia da semana (quarta feira) como alguns acreditam baseando
apenas no texto de (Mateus 12:40). Enquanto existe mais de dez textos que falam
do mesmo evento, morte e ressurreição do Senhor falando somente do terceiro
dia, sendo três no mesmo livro de Mateus, então a resposta é não. Poderia ser possível que naquela semana que o
Senhor morreu teve dois sábados, um cerimonial e outro semanal, certamente que
não, isto é contrario a palavra de Deus que diz que Ele terminou de toda sua
obra no sétimo dia e descansou, a palavra hebraica é sabbath (descanso) o
sábado que o Senhor Deus cessou o seu trabalho por ter terminado sua obra, é os
mesmos e únicos sábados que o Senhor Jesus realizou suas obras e dizendo meu
pai trabalha ate agora e eu trabalho também, se houvesse um dia entre o
primeiro e o sétimo qual seria o seu número, por isso a existência de um
segundo sábado não valida.
Se não houve
um dia a mais naquela semana, quando foi que as mulheres que seguiam o Senhor
Jesus, compraram os aromas para preparar as especiarias e unguentos, para ungir
o corpo do Senhor? É simples quando lemos em Mateus 27:1 a frase, (e, no fim do
sábado, quando despontava o primeiro dia da semana) certo é que quando lemos
estes textos em nossas traduções, logo deduzimos sem pensar que se trata de nossos
sábado escritos conforme o nosso calendário, porque no calendário judaico o
sábado não terminava como termina o nosso.
Mas conforme o evangelho de
Lucas 23:54 a 56 entendemos que as mulheres entre a morte do Senhor que
aconteceu na nona hora até a décima segunda hora daquele dia que era o dia da
preparação para o sábado, e se era o dia da preparação para o sábado, como esta
no relato de Lucas as mulheres poderiam ter comprado partes
daqueles ingredientes, naquele mesmo dia para preparar, depois do sábado,
conforme esta relatado no evangelho de Marcos 16: 1,2,3
E, Passado o sábado compraram aromas para
irem embalsamá-lo, não entenda como sendo a madrugada de nosso sábado e sim
como sendo o sábado judaico que terminava na décima segunda hora do dia ou no
crepúsculo da tarde e adentrava para a noite que antecedia o primeiro dia da
semana o nosso (domingo) sendo assim as mulheres tiveram bastante tempo para
comprar e preparar especiarias e unguentos para irem de madrugada ungir o corpo
do Senhor que para a honra e glória de Nosso Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo já
havia ressuscitado, sendo assim o Senhor morreu no dia décimo quinto (15)
passou sepultado o dia décimo sexto (16) e ressuscitou no dia décimo sete (17)
do mês judaico (nisan).
DEUS SEJA LOUVADO: AMÉM
Os versículos bíblicos aqui
citados são da tradução de João Ferreira de Almeida, corrigida e revisada.
Por: Almiro de Souza.
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