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quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O CALENDÁRIO HEBRAICO A PÁSCOA E O DIA QUE CRISTO MORREU.


O CALENDÁRIO HEBRAICO


Quando o povo de Israel eram escravos no Egito, eles não tinham a sua própria pátria nem seu próprio calendário, que só foi estabelecido, com a saída do povo do Egito, o primeiro dia do mês e o primeiro mês do ano para a nação de Israel.

“Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito: Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. Êx. 12:1, 2”.

O primeiro mês do ano para a nação de Israel é chamado na Bíblia de (Abibe) que significa (espiga) era o tempo que os cereais, estavam ainda na espiga. Foi o mês do Êxodo (saída) do povo de Israel do Egito.
 “Guardarás a Festa dos Pães Asmos; sete dias comerás pães asmos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; ninguém apareça de mãos vazias perante mim. Êx. 23:15”.

Começava uma nova era para a nação de Israel, escravos no Egito por 430 anos. E foi neste mês que o povo de Israel celebrou a primeira páscoa.

“ Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito:  Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro. O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.  Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura. Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis. Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR. Êx.12: 1a11”.

Disse Deus: haja luz; e houve luz. Esta luz que foi criado por Deus para o primeiro dia, não se trata da luz do sol, que só foi criado no quarto dia, mas de uma fonte de luz fixa fora da terra. É em referência a esta fonte de luz que a terra ao girar passava por um ciclo de dia e noite. Tudo indica que depois do quarto dia, esta fonte de luz foi substituída pelo sol e pela lua. Quando Deus criou a luz, as trevas já existiam por isso a noite vem antes do dia.


“A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. Gn.1:2, 5”.

 Os dias da semana eram sete dias normais, contados do primeiro ao sétimo.

“ E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gn.  1:5”.
“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. Gn.  2:2”.

Veja que a expressão 40 dias e 40 noites, mesmo com o passar dos anos é a mesma (com Noé, com Moises e com Jesus).

“E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. Gn.  7:12”.    
“E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites. Êx. 24:18”.   

“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Mt.  4: 2”.

No nosso calendário (gregoriano) o método de contar as horas do dia, é assim:
Exemplo: às 24 horas do dia começa as 00h00min e termina às 23h59min, ou seja, na metade da noite, ou meia noite.
No calendário judaico (lunar) o método de contar as horas do dia, é assim:
 Exemplo: às 24 horas do dia começava de uma tarde a outra tarde, ou seja, do por do sol, ao por do sol.

Assim faziam os hebreus do antigo testamento, os judeus do novo testamento e os que guardam o dia do sábado em nosso país, tanto judeus como alguns religiosos guardam o sabbath das 18h00min horas da sexta feira, as 18h00min horas do sábado. Porque era assim o sábbath de descanso dos hebreus, de uma tarde a outra tarde como mandava a lei.

“Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. Lv. 23:32”.

As horas da noite eram divididas em três vigílias de 04 horas cada no antigo testamento. E 04 vigílias de 03 horas cada no novo testamento.  No nosso horário, o por do sol ou crepúsculo da tarde nos dias normais é às 18h00min horas, e seriam dividas assim, 1º vigília das 18h00min as 21h00min, a 2º vigília das 21h00min as 24h00min a meia noite, a 3º vigília das 24h00min as 03h00min da manhã e a 4º vigília das 03h00min as 06h00min da manhã.

 Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. Lc. 2:8
 E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Lc.12:38
 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.Mt. 14:25

O dia em Israel tinha 12 horas normais, sendo a primeira hora, com o nascer do sol, e a ultima com o por do sol.

Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Jo.  4: 52
 Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;  Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. Jo. 11:9, 10



A PÁSCOA DO SENHOR
O cordeiro pascal era morto no crepúsculo da tarde do dia catorze (14) do primeiro mês Abibe. No crepúsculo da tarde: entre o por do sol e o anoitecer, quando sol esta próximo do horizonte.

 E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Êx. 12:6

A refeição pascal era comida na noite do primeiro dia da festa dos pães asmos, ou seja, noite do dia quinze, de Abibe.

 Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Êx. 12: 8

 No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do SENHOR.                                       

 E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos do SENHOR; sete dias comereis pães asmos. Lv. 23:5, 6

·         O cordeiro era a páscoa:

Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR. Êx. 12: 11

·         O cordeiro simbolizava o Senhor Jesus Cristo:

 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
 Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade. 1Co. 5: 6,7

A páscoa era estatuto perpetuo, por lei, não poderia ser transferida para outro dia A não ser para algumas pessoas que estavam imundas, ou viajando, que não poderiam celebrá-la no dia catorze do primeiro mês (abibe), somente para estas pessoas teriam outra data, no dia catorze do segundo mês (zive).

Falou o SENHOR a Moisés no deserto do Sinai, no ano segundo da sua saída da terra do Egito, no mês primeiro, dizendo:
 Celebrem os filhos de Israel a Páscoa a seu tempo.
 No dia catorze deste mês, ao crepúsculo da tarde, a seu tempo a celebrareis; segundo todos os seus estatutos e segundo todos os seus ritos, a celebrareis.
 Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a Páscoa.
 Então, celebraram a Páscoa no dia catorze do mês primeiro, ao crepúsculo da tarde, no deserto do Sinai; segundo tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.
 Houve alguns que se acharam imundos por terem tocado o cadáver de um homem, de maneira que não puderam celebrar a Páscoa naquele dia; por isso, chegando-se perante Moisés e Arão,
 disseram-lhes: Estamos imundos por termos tocado o cadáver de um homem; por que havemos de ser privados de apresentar a oferta do SENHOR, a seu tempo, no meio dos filhos de Israel?
 Respondeu-lhes Moisés: Esperai, e ouvirei o que o SENHOR vos ordenará.
 Então, disse o SENHOR a Moisés:
 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém entre vós ou entre as vossas gerações achar-se imundo por causa de um morto ou se achar em jornada longe de vós, contudo, ainda celebrará a Páscoa ao SENHOR.
 No mês segundo, no dia catorze, no crepúsculo da tarde, a celebrarão; com pães asmos e ervas amarga a comerão. Nu.  9:1a11


Foi isto que aconteceu no reinado do rei Ezequias.

Depois disto, Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá; escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à Casa do SENHOR, em Jerusalém, para celebrarem a Páscoa ao SENHOR, Deus de Israel.
 Porque o rei tivera conselho com os seus príncipes e com toda a congregação em Jerusalém, para celebrarem a Páscoa no segundo mês
 (Porquanto não a puderam celebrar no devido tempo, porque não se tinham santificado sacerdotes em número suficiente, e o povo não se ajuntara ainda em Jerusalém.).
 Foi isto aprovado pelo rei e toda a congregação;
 e resolveram que se fizesse pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a Páscoa ao SENHOR, Deus de Israel, em Jerusalém; porque não a celebravam já com grande número de assistentes, como prescrito.2Cr. 30:1a5

A páscoa, a antiga festa religiosa dos judeus começava no décimo quarto (14) com a morte do cordeiro no crepúsculo da tarde era seguida imediatamente pela festa dos pães asmos que durava (7) dias, naquela mesma noite do décimo quinto dia (15), toda festividade durava (8) dias, do dia (14 a 21 de abibe ou nisã).

No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde. 
 Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Êx. 12:18,19

Se por lei perpetua para os que se encontravam limpos e aptos para celebrar a páscoa, teria que ser da seguinte forma.
O cordeiro morto no crepúsculo da tarde do décimo quarto dia (14) do primeiro mês (Abibe). E a refeição pascal era comida na noite do décimo quinto dia (15) de (Abibe) quando começava a festa dos pães asmos, como determinava a lei.

 Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Êx. 12: 8

E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos do SENHOR; sete dias comereis pães asmos. Lv. 23:5, 6





O DIA EM QUE O SENHOR JESUS MORREU

O dia em que Cristo morreu segundo o calendário Judaico e segundo a Bíblia.
 Dois dias antes da páscoa, décimo segundo dia (12) de nisan

 Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. Mt. 26: 2

E dali a dois dias era a páscoa, e a festa dos pães ázimos; e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo, e o matariam. Mc. 14:1
                                                                                                                                                      
Dia de sacrificar a Páscoa décimo quarto dia (14) de nisan.

Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa.
 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.
E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
 E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cántaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar.
 E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei preparativos.
 E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.
 E, chegada a hora, pós-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.
 E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Lc.  22:7 a 15

O SENHOR JESUS, foi cumpridor de toda lei, e sendo cumpridor da lei ele não antecipou o dia de celebrar a páscoa.

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Mt. 5:17,18      




Do décimo quarto dia (14) à tarde, para a noite do décimo quinto dia (15) o sexto dia da semana ou (sexta feira) dia 15 de nisan.

E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.
 E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. Mt. 26:19,20

Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.
E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Lc. 22:14,15

No evangelho de João não tem relato destes acontecimentos, o apóstolo João só relata os acontecimentos após a ceia.                                                                                                       
 Tendo Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos. Jo. 18:1

·         Dia dos pães asmos, noite do dia 15 de nisan o sexto dia da semana.

Os acontecimentos daquela noite que antecedia o dia 15 de (nisan).
Jesus come a última Páscoa judaica, celebra a primeira Ceia cristã com seus discípulos e lava os seus pés. Mt. 26.17-29; Mc. 14.12-25; Lc. 22.7-20; Jo. 13.1-38;
Jesus ora no Jardim do Getsêmani enquanto aguarda Sua prisão, logo a seguir. Mt.26.36-46; Mc.14.32-42; Lc. 22.40-46)Jesus é julgado, e é torturado fisicamente.                                                                                Jesus é levado ao palácio de Caifás.(Mt. 26.57; Jo. 18.24)

·         A refeição pascal, como ordenava a lei.

E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Êx.  12:6

 Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Êx. 12: 8

Chegada à hora pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.     
                                                                      
E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Lc.  22:14,15


   O SENHOR JESUS depois de ter celebrado sua ultima páscoa com seus discípulos, realizou a primeira ceia.

Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.
 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós;
 Pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da  nova aliança no meu sangue    derramado em favor de vós. Lc. 22:16 a 20

·         A saída de Judas iscariotes, da mesa:

Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa.Nenhum, porém, dos que estavam à mesa percebeu a que fim lhe dissera isto.Pois, como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa ou lhe ordenara que desse alguma coisa aos pobres.Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite. Jo. 13 26 a 30

·         Sua angustia no Getsêmani:

  Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
 Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
 E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
 E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados.
 E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
 Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.
 Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai. Mt. 26:36 a 46

·         Traição e prisão do SENHOR:

 Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo.
 Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o.
 E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve Mestre! E o beijou.
 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam.
 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha.
 Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada a espada perecerão.
 Acaso, pensa que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?
 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?
 Naquele momento, disse Jesus às multidões: Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? Todos os dias, no templo, eu me assentava [convosco] ensinando, e não me prendestes.
 Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.
 E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás, o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos. Mt. 26: 47 a 57

·         As três negativas de Pedro:

Antes do cantar do galo, já de madrugada na terceira vigília da noite, hora em que os galos costumam cantar pela primeira vez.

Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.
 E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.
 Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.
 Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.
 Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.
 E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é Galileu.
 Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
 Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.
 Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente. Lc.  22:54 a 62

·         Ainda naquela mesma noite, foi levado perante Anás e Caifás o Sumo Sacerdote primeiro e segundo julgamento:

E os que prenderam a Jesus o conduziram à casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos. Mt. 26:57

 E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos e os escribas. Mc. 14:53

Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. Lc 22:54
Então a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e o maniataram. E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano. Jo. 18: 12,13

Ao amanhecer o décimo quinto dia (15) de nisan, que era o sexto dia da semana, dia da preparação para o sábado, Jesus estava perante Pilatos para ser julgado.

·         Os acontecimentos daquele dia 15 de (nisan):

Jesus passa pelo terceiro julgamento quando decidem pedir ao governo romano para matá-lo (Mt.27.1;Lc.23.1;Jo.18.28)
 Jesus passa pelo quarto julgamento. Pilatos, afirma não ter encontrado pecado Nele. (MT. 27.11-14;Mc.15.2-5;Lc. 23.1-5;Jo.18.28-37)
Jesus passa pelo quinto julgamento, perante Herodes Antipas. (Lc. 23.7-11)
Jesus passa pelo sexto e último julgamento. Pilatos, não vê Nele crime digno de morte. (Mt.27.26;Mc.15.15;Lc. 23.23-24;Jo.19.16)
 Jesus comparece ao Pretório. Soldados de Pilatos se divertem, torturando-O e colocam uma coroa de espinhos Nele. (Mt. 27.27-31)
 Jesus é forçado a carregar Sua própria cruz para o Calvário, com a ajuda de um judeu chamado, Simão o Cireneu (As duas peças da cruz pesavam aproximadamente, 80 quilos). (Mt.27.32-34;Mc.15.21-24;Lc.23.26-31;Jo.19.16-17)
 Jesus é pregado na cruz. (Mt.27.35-36;Mc.25.22-24;Lc.23.33)
 Jesus clama pelo Pai: “Deus meu, Deus meu por que me desanparaste?" (Mt.27.46;Mc.15.34;Jo.19.28- Jesus declara tudo esta consumado. (Jo.19.30ª.Lc.23.46.)
Jesus morre cumprem-se todos os símbolos dos holocaustos e sacrifícios judaicos. O CORDEIRO É IMOLADO. (Mt.27.51-52; Mc.15.37) Os soldados não conheciam as profecias,mais não quebraram as pernas de Jesus, como o fizeram com os outros crucificados. (Jo.19.31-33)
 Jesus é sepultado no túmulo de José de Arimatéia.- Mt.27.57-60;Mc.15.42-47;Lc.23.50-56; Jo.19.31-42.)

E, chegando à manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem;

E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Póncio Pilatos. Mt. 27:1, 2
E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos. Mc. 15:1
E logo que foi dia ajuntaram-se os anciãos do povo, e os principais dos sacerdotes e os escribas, e o conduziram ao seu concílio, e lhe perguntaram: Lc.  22:66
 Depois levaram Jesus da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa. Jo. 18: 28

Comparando com Mt 27:1  Marcos 15:1  e Lucas 22: 66 esta frase de João ( mas poderem comer a páscoa) provavelmente não esta dizendo do cordeiro pascal, e sim da festa dos pães asmos que durava sete dias, o cordeiro já havia sido morto no crepúsculo da tarde do dia 14 e comido naquela noite por Jesus e seus discípulos, e possivelmente também por muitos  judeus, conforme a lei.   

 No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do SENHOR.
 E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos do SENHOR; sete dias comereis pães asmos. Lv. 23:5, 6



Confira também este versículo.                                                                                                          
E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Jo. 19:14       
                                                                                                            
Era o dia da preparação para o sábado e não para a páscoa, comparando com Marcos e Lucas talvez haja aqui um erro de cópia, veja a baixo.             
                                                   
Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, Marcos15: 42                       

Era o dia da preparação, e começava o sábado. Lc. 23:53,54

Os julgamentos daquele dia aconteceram tudo muito rápido, pois os Judeus fariseus tinham pressa de que o SENHOR JESUS, fosse morto ainda naquele dia, por ser o dia da preparação para o sábado, ou seja, o sexto dia, véspera do sábado                                                                                                   Já ao meio dia, que é a décima segunda hora no nosso horário, era à hora sexta (em Israel) O SENHOR, já estava crucificado, e às três horas da tarde que é a décima quinta hora no nosso horário, era à nona hora (em Israel) o SENHOR, já estava morto.   
                         
Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra.Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?E alguns dos que ali estavam ouvindo isto, diziam: Ele chama por Elias.E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber.Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Mt.  27:45 a 50

Foi sepultado ainda na tarde daquele dia 15 de (nisã) que era o sexto dia da semana. O dia que Jesus morreu era o dia da preparação para o sábado, que começava com o por do sol do sexto dia, ou seja, da sexta feira.

 E, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado.Era o dia da preparação, e começava o sábado. Lc. 23:53,54


O (shabbat) ou sábado semanal de descanso era guardado desde o por do sol do sexto dia, ate o por do sol do sétimo dia semanal.

Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. Lv.  23,32

Mas tudo isto foi para cumprimento das palavras do SENHOR, que ao terceiro dia, havia de ressuscitar.        
                                                                                                                         
Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Mt. 12: 40

Esta frase três dias e três noites, não significa três dias de 24 horas, ou 72 horas, mas sim, parte do dia sexto, (sexta feira) o sábado semanal de descanso e a noite do primeiro dia da semana, (domingo) o SENHOR JESUS, ressuscitou como ele havia 
predito.                             
                                                                                                      
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. Mt. 16: 21                                                                                                                               E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito. Mt. 17:23
E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará. Mt. 20:19
Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia. Marcos 9: 31
E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará. Mc. 10: 34
Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. Lc. 9: 22
E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demónios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado. Lc. 13: 32
E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará. Lucas 18: 33
Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.Lucas24:7    
E disse-lhes:Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, Lc.  24: 46                    
                                                                                                                        
Após o sepultamento de Cristo, ainda no dia sexto dia da semana, que era o dia da preparação, naquela mesma noite começava o (shabbat) sábado semanal de descanso, era o sétimo dia, quando ninguém poderia fazer obra alguma principalmente comprar ou vender.

E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mt.  27: 1
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo?Mc. 16: 1,2,3

E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. Em algumas traduções a frase é (começava o sábado).

“E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lc. 23: 54,55,56”.
“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. Lc. 24: 1”.
“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. Jo. 20:1”.


A luz destes versículos fica claro que não existe, nenhum desacerto e não á nada de estranho, em acreditar que o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu era o sexto dia da semana, dia 15 do primeiro mês chamado de (abibe) que no tempo de Jesus, era chamado de (nisan), era o dia depois do sacrifício do cordeiro pascal que foi morto no crepúsculo da tarde do dia 14 imediatamente após a morte do cordeiro se iniciava a noite do dia 15, primeiro dia da festa dos pães asmos, em que se comeria a carne do cordeiro assada no fogo com pães asmos e ervas amarga, tudo isto era o desejo do Senhor Jesus, celebrar com seus discípulos, sua ultima páscoa, antes do seu sofrimento. (conforme Lucas 22:15)

Conclusão
Poderia o Senhor Jesus ter morrido, no quarto dia da semana (quarta feira) como alguns acreditam baseando apenas no texto de (Mateus 12:40). Enquanto existe mais de dez textos que falam do mesmo evento, morte e ressurreição do Senhor falando somente do terceiro dia, sendo três no mesmo livro de Mateus, então a resposta é não.                                               Poderia ser possível que naquela semana que o Senhor morreu teve dois sábados, um cerimonial e outro semanal, certamente que não, isto é contrario a palavra de Deus que diz que Ele terminou de toda sua obra no sétimo dia e descansou, a palavra hebraica é sabbath (descanso) o sábado que o Senhor Deus cessou o seu trabalho por ter terminado sua obra, é os mesmos e únicos sábados que o Senhor Jesus realizou suas obras e dizendo meu pai trabalha ate agora e eu trabalho também, se houvesse um dia entre o primeiro e o sétimo qual seria o seu número, por isso a existência de um segundo sábado não valida.                                                      
Se não houve um dia a mais naquela semana, quando foi que as mulheres que seguiam o Senhor Jesus, compraram os aromas para preparar as especiarias e unguentos, para ungir o corpo do Senhor? É simples quando lemos em Mateus 27:1 a frase, (e, no fim do sábado, quando despontava o primeiro dia da semana) certo é que quando lemos estes textos em nossas traduções, logo deduzimos sem pensar que se trata de nossos sábado escritos conforme o nosso calendário, porque no calendário judaico o sábado não terminava como termina o nosso.
Mas conforme o evangelho de Lucas 23:54 a 56 entendemos que as mulheres entre a morte do Senhor que aconteceu na nona hora até a décima segunda hora daquele dia que era o dia da preparação para o sábado, e se era o dia da preparação para o sábado, como esta no relato de Lucas as mulheres poderiam ter comprado partes daqueles ingredientes, naquele mesmo dia para preparar, depois do sábado, conforme esta relatado no evangelho de Marcos 16: 1,2,3                              
E, Passado o sábado compraram aromas para irem embalsamá-lo, não entenda como sendo a madrugada de nosso sábado e sim como sendo o sábado judaico que terminava na décima segunda hora do dia ou no crepúsculo da tarde e adentrava para a noite que antecedia o primeiro dia da semana o nosso (domingo) sendo assim as mulheres tiveram bastante tempo para comprar e preparar especiarias e unguentos para irem de madrugada ungir o corpo do Senhor que para a honra e glória de Nosso Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo já havia ressuscitado, sendo assim o Senhor morreu no dia décimo quinto (15) passou sepultado o dia décimo sexto (16) e ressuscitou no dia décimo sete (17) do mês judaico (nisan).
DEUS SEJA LOUVADO: AMÉM

Os versículos bíblicos aqui citados são da tradução de João Ferreira de Almeida, corrigida e revisada.

Por: Almiro de Souza.

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